Alimentação Nutritiva

Sementes, aliadas naturais da saúde

As sementes são um ingrediente prático e saboroso para incorporar à dieta cotidiana, são nutrientes de ótima qualidade e facilmente absorvíveis pelo organismo. Elas fornecem minerais, proteínas, enzimas e vitaminas, ao mesmo tempo em que destacam o sabor dos alimentos. Como se isso fosse pouco, sua lenta digestão é uma grande aliada se buscamos perder peso, já que geram sensação de saciedade.

Habitualmente são incluídas nas saladas e no preparo de diferentes pães, mas também podem ser colocadas sobre qualquer refeição, por exemplo, uma simples torrada com queijo ganha muito em sabor e nutrição se são incluídas sementes de gergelim como cobertura final. Estas sementes destacam-se por seu conteúdo de cálcio, o qual as torna ideais para fortalecer dentes e ossos.

As sementes de girassol, por exemplo, são ricas em fibra, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ácido fólico, nutrientes fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e muscular, e são ideais para consumir em forma de lanche, pelo seu tamanho.

A linhaça ou semente de linho é outra semente muito saudável: outorga muita fibra solúvel, que ajuda a reduzir a glicemia, o colesterol e cuidar da saúde do intestino, para aproveitar ao máximo suas propriedades é importante moer as sementes.

Seja qual for a semente que você preferir, lembre-se de que é importante comê-las cruas, porque se cozidas, elas perdem grande parte de suas propriedades nutritivas.

Notas relacionadas

Descubra mais dicas e conselhos que temos para você.

  • Ler nota >
    Alimentação Nutritiva

    Alimentos básicos para uma alimentação equilibrada

  • Ler nota >
    Dicas de Limpeza

    Armários revestidos com toalhas de papel para uma limpeza duradoura

  • Ler nota >
    Truques de Cozinha

    Aliadas na geladeira: toalhas de papel contra a umidade

  • Ler nota >
    Alimentação Nutritiva

    Bebidas antioxidantes: chás e sucos

Ver mais notas