Uma dieta saudável não depende apenas dos ingredientes que usamos para cozinhar, mas também da forma em que manipulamos, armazenamos e cozinhamos. Por exemplo, as verduras são muito saudáveis, mas se as consumirmos fritas em óleo perdem a maior parte de seus benefícios para nosso organismo. Por isso, é importante levar em conta os seguintes conceitos a cada vez que formos escolher o preparo de uma refeição.
1) Derrubando mitos: congelar alimentos não diminui suas propriedades nutritivas. Não estamos falando dos alimentos que já vem congelados, pois na maioria dos casos eles contém aditivos. Mas congelar carne e verduras apropriadamente (em sacos plásticos com fecho) não reduz suas propriedades.
2) Alerta! Cozinhar a temperaturas muito elevadas diminui o poder nutritivo dos alimentos. O calor intenso altera a estrutura dos alimentos e pode gerar a formação de substâncias não desejadas, que, quando consumidas em excesso são inclusive tóxicas. Por isso, não é recomendável fritar alimentos a mais de 170ºC.
3) Você sabia? A secagem ou a desidratação dos alimentos mantém suas propriedades nutritivas. Podemos comprar alimentos já desidratados (as frutas são as mais comuns) ou podemos desidratar os alimentos em casa com uma máquina específica, este é um método de conservação muito recomendado, pois mantém as propriedades dos alimentos ao mesmo tempo em que intensifica o sabor.